Orientações
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO
A Dissertação deve seguir as normas da ABNT contendo em seu corpo:
- Introdução com a justificativa e a motivação para o trabalho.
- Breve revisão de literatura, com os trabalhos relevantes da temática escolhida. Fundamentação teórica trazendo tanto aspectos da química quanto aspectos pedagógicos.
- Metodologia da pesquisa.
- Descrição da elaboração do produto e da sua aplicação em sala de aula.
- Conclusão.
- Obs: Normas ABNT disponível em http://www.bbt.ufv.br/wp-content/uploads/ManualtrabalhosAcademicos.pdf
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL
O Produto Educacional deve:
- Abordar uma temática de química que conste em Matrizes Curriculares do Ensino Médio ou Fundamental;
- Ter uma capa com título e nomes dos autores;
- Trazer uma apresentação ou introdução;
- Apresentar linguagem bastante clara de forma que qualquer outro professor que queira aplicá-lo em sua sala de aula, consiga compreendê-lo sem precisar recorrer à dissertação.
- Ser colocado como um apêndice da dissertação.
- Obs: Os resultados da aplicação do produto devem ser relatados na dissertação.
ORIENTAÇÕES PRÉ-DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Confirme o registro de seu projeto de pesquisa.
Finalize a versão da dissertação e do produto educacional para a defesa, com atenção às normas disponíveis em: https://www.bbt.ufv.br/wp-content/uploads/2021/06/ManualtrabalhosAcademicos.pdf
- O produto educacional deve vir como apêndice da dissertação, mas ter uma capa e apresentação própria, pois será anexado como volume independente nas plataformas e sites ao final do processo.
Escolha junto ao(a) seu(ua) orientador(a) os membros que comporão a sua banca, devendo ter composição mínima de, além do(a) orientador(a):
– dois membros externos (não pertencentes ao programa) (um titular e um suplente)
– dois membros internos (pertencentes ao programa) (um titular e um suplente)
Convide os membros da banca e escolha o dia e horário da defesa (horário comercial) com 30 dias de antecedência.
Obtendo o acordo dos membros:
Acesse o sistema academicopg (https://www.ppg.ufv.br/?page_id=327) e confirme os seus dados pessoais.
Entre em contato com o secretário do programa Sr. Jorge César de Arruda (jocarruda@ufv.br) e solicite o registro de sua banca no sistema academicopg.
*Membros externos a UFV precisarão fornecer o CPF.
**Caso tenha coorientador ele deve estar registrado previamente como membro da Comissão Coordenadora.
Assim que registrada a banca, envie para o profqui@ufv.br, todos os dados relativos à defesa, para que seja providenciado o convite oficial.
No dia agendado, chegue com antecedência de 15 minutos para testar os equipamentos e a rede, independente da defesa ocorrer de forma presencial ou virtualmente síncrona.
A sua apresentação será de 30 minutos com tolerância de 05 minutos e cada membro da banca terá o prazo de 30 minutos para argui-lo.
Assim, o tempo da defesa dependerá do número de integrantes da banca.
Boa sorte!
ORIENTAÇÕES PÓS-DEFESA DE DISSERTAÇÃO
O mestrando possui um prazo de 90 dias para a entrega da versão final. Vencido este prazo, pagará multa, especificada no Regime da Pós-graduação da UFV:
Após incorporar as sugestões da banca à versão final da dissertação, verifique novamente se o documento está de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos. Faça o check-list:
Envie o arquivo da dissertação para a Sra Carolina Mendes Pessoa, email: teses.ppg@ufv.br, para conferência.
Estando tudo de acordo, assine e colete a assinatura do(a) seu(ua) orientador(a).
Entregue a dissertação impressa e assinada à PPG.
Envie para a Coordenação do curso PROFQUI (profqui@ufv.br) dois arquivos em pdf, sendo um com a dissertação completa e assinada, e outro exclusivo com o produto educacional.
Pronto, finalizou. Parabéns pela conquista!
SUGESTÕES DE REVISTAS PARA CONSULTA BIBLIOGRÁFICA
- ACTIO: docência em ciências
- Alexandria – Revista de Educação em ciência e Tecnologia
- Educação em Perspectiva
- Educação Química en Punto de Vista
- Ensaio Pesquisa em educação em ciências
- REDEQUIM – Revista Debates em Ensino de química
- Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em ciências – RBPEC
- Revista Ciência e Educação
- Revista Ciências & ideias
- Revista Electrônica de Ensenânza de las ciências
- Revista ForSCIENCE
- Revista Investigações em Ensino de Ciências
- Revista Olhar do Professor
- Revista Prática Docente
- Química Nova na escola