Publicações
- JORGE, F. R.; PAIXÃO, F.; SILVEIRA, P. (coords.). A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção – Volume II Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53681/2023.l03/04
- DOMINGOS DA SILVA, F. .; CATAO DE ASSIS SOUZA, V.; SILVA, D. de J. Uso da contextualização socioambiental para abordar a chuva ácida no ensino de química por meio de uma sequência didática. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 01–17, 2022. DOI: 10.47328/rpv.v11i02.14810. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14810. Acesso em: 20 mar. 2023.
- SPERANDIO, G.H., DAMASCENO, O.I.C., REIS, E.L., REIS, C. Abordagem investigativa-experimental de eletroquímica utilizando materiais eletrônicos descartados. Research, Society and Development, v. 12, n.3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i3.40594
- NOVAES, F.J.M.; NOVAES, F.J.M.; QUEIROZ, M. E. L. R. ; MIRANDA, L. D. L. ; LIBARDI, V. M. ; SILVA, D. C. ; FARIA, D. C. ; XAVIER, S. K. C. . Coleção Química no Cotidiano – Química para o desenvolvimento sustentável na gestão de resíduos industriais e agroindustriais. 1. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2022. v. 18. 63p . Disponível em: https://quid.sbq.org.br/
livros-colecao-quimica- cotidiano/ - FALCI, P. A.; CARVALHO, R. S. A Educação Ambiental no Ensino Médio: desafios e possibilidades a partir da elaboração de uma sequência didática com ênfase nas emissões de CO2 equivalente. Química Nova na Escola. v. 43, n. 3, p. 287 – 294, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160285.
- FIDELIS, L. F. S.; CARVALHO, R.S. Ensino de Química com abordagem CTS – elaboração e vivência de uma sequência didática com a temática mineração. Revista Ponto de Vista (on line). v.10, n.1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11985
- LOPES, B. O. S.; SOUZA, V. C. A.; CARVALHO, R. S.. Percepções de professores de Química sobre o trabalho em espaços de educação não formal e os desafios para incluir estudantes com deficiência nesses locais. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-24, 2021. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.18397.090
- BAZANI, E.J.O., BARRETO, M.S., DEMUNER, A.J., SANTOS, M.H., CERCEAUS, C.I., BLANK, D.E., FIRMINO, M.J.M., SOUZA, G.S.F, FRANCO, M.O.K., SUAREZ, W.T., SREINGHETA, P.C. Smartphone Application for Total Phenols Content and Antioxidant Determination in Tomato, Strawberry, and Coffee Employing Digital Imaging. Food Analytical Methods , 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12161-020-01907-z
- JUNIOR, I.M., REIS, E.L., REIS, C., DAMASCENO, O.I.C., BRAATHEN, P.C. Uma Proposta de Robótica Educacional Aplicada ao Ensino de Titulações Ácido-Base. Revista Ponto de Vista, v. 9, n. 3, p. 75-94, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10612
- JUNIOR, I.M. Consolidação do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI): revisão de literatura e perspectivas na formação de professores. Revista ponto de vista, v. 9, n. 1, p. 18-35, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9357.
- SILVA, A.A.T., CATÃO, V., SILVA, A.F.A. Análise de sequência didática investigativa sobre estequiometria abordando a química dos sabões e detergentes. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1256-1277, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1256-1277.id736
- ARRUDA, A.A., SILVA, D.J., SOUZA, V.C.A. Abordando a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de Química por meio de uma proposta didática para discutir o conteúdo de polímeros no Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, v.5, n.3, p. 03-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10963